Veja as Novidades do Visual Studio Code para Outubro de 2024
Descubra quais são as principais novidades da versão 1.95 do editor
Ao concluirmos o mês de Outubro de 2024 (esse ano está passando rápido demais, você não acha?) e com ele, podemos discutir mais um release notes do nosso editor de código favorito 💙
Nessa publicação, você vai encontrar os destaques da versão 1.95 segundo a minha opinião. Tem bastante coisa legal chegando, e outras ainda melhores por vir. Espero que você realmente goste desse artigo. Ao acabar de ler, me conta o que você mais gostou nos comentários para que possamos debater? Vejo você lá!
Github Copilot
Para mim, ainda é meio bizarro as proporções que a Inteligência Artificial, os plugins e as novas ferramentas baseadas nisso estão tomando - e, especialmente, a forma como estão transformando nosso dia a dia. Nessa versão do VSCode, a publicação realmente foca muito na extensão e coloca essa seção com destaque total. Nesse caso, eu concordo com algumas reclamações de membros da comunidade que dizem que a Microsoft está focando demais na Copilot, e esquecendo do editor.
Concordo com isso pois precisamos ter em vista que a extensão possui um trial (acesso a um produto/serviço gratuitamente por um tempo determinado), mas não possui um freemium (acesso a esse produto ou serviço gratuito, sem tempo determinado, mas que passa a ser pago para contar com algumas funcionalidades extras). Dessa forma, somos “obrigados” a pagar para contar com tudo que está sendo lançado. Contudo, no final das contas, nosso objetivo é poder usar o VSCode e as atualizações dele deveriam ser focadas nele mesmo (ao menos em sua grande maioria), melhorando performance e adicionando novas funcionalidades.
Modo de Trabalho
Agora podemos conectar múltiplas contas do GitHub no VSCode ao mesmo tempo! Como o próprio anúncio comenta, existem situações onde precisamos disso, tais como usar contas diferentes para extensões diferentes (ex: conta de estudante para o GitHub Copilot e a conta normal para seu GitHub) ou, a mais comum para mim, que é preferências diferentes entre o GitHub profissional (da sua empresa, por exemplo) e o seu pessoal. Isso é muito comum quando você precisa utilizar alguma extensão ou padrão no código da sua empresa, mas não gosta muito de utilizá-lo em seus projetos pessoais.
Editor
Quase nenhuma novidade além da possibilidade de configurar a propriedade editor.occurrencesHighlightDelay
. Essa propriedade nada mais é do que um número, que pode variar entre 0 e 1999 (milissegundos) que, em teoria, nos dá o controle sobre o tempo de delay antes que as ocorrências sejam destacadas no editor (ex: quando selecionamos uma variável e desejamos buscar por todo o arquivo). Segundo a publicação, diminuir esse número pode nos fornecer uma experiência mais responsiva no editor quando trabalhamos com destaque semântico.
Eu confesso que fiz o teste no VSCode Insiders e não consegui notar diferença nenhuma. Então, ou eu não entendi corretamente essa proposta e meus testes foram inválidos; ou a funcionalidade ainda está um pouco estável. Vamos esperar e ver, mas esse é aquele tipo de incremento que, na prática, não agrega muito em nossas vidas.
Prévia das Próximas Funcionalidades
Nessa seção, vou destacar a funcionalidade que está próxima de ser lançada que eu mais gostei. E a escolhida de hoje é: atualização de imports
ao “colar” código em arquivos JavaScript e TypeScript.
Sabe quando você está refatorando o código e precisa recortar e colar algumas seções do seu código em outro arquivo? Quando eu preciso fazer isso, a parte mais chata - sem dúvidas - é ter que revisar os imports
do arquivo e remover aquilo que não é mais usado, ou recortar para o novo arquivo. Aí você pode dizer assim: “ah, mas é só usar extensões para isso” - eu sei, pequeno gafanhoto, e já as utilizo, mas imagina se isso fosse nativo do editor? Além de ser mais performático, acaba sendo uma “obrigação” que a equipe que mantém o VSCode siga trazendo melhorias e corrigindo bugs, caso a gente encontre.
É por isso que essa atualização chamou minha atenção. Além disso, parece que não vai ser uma simples atualização de imports
, mas algo mais inteligente que vai até adicionar um novo export
para uma variável local que era usada no código que foi recortado. Para usarmos essa funcionalidade precisamos:
Usar o TypeScript 5.7+
Habilitar essas configurações (elas são independentes):
javascript.experimental.updateImportsOnPaste
typescript.experimental.updateImportsOnPaste
Observação: por enquanto, essa funcionalidade só é suportada quando colamos código entre editores na mesma janela (instância) do VSCode. Ou seja, se você tiver duas janelas do VSCode abertas e colar código entre elas, não vai funcionar.
Comentários finais
Claro que essa é só uma parte (a que chamou minha atenção) dentro de toda a publicação que você pode encontrar no link abaixo. Na página oficial, também podemos encontrar outros detalhes destacados pelos autores, como a confirmação que a equipe do VSCode migrou o repositório principal e todos os exemplos de extensões para o ESLint 9; a própria aplicação estável, agora, está usando Electron 32, juntamente com o Chromium 128.0.6613.186 e o Node.js 20.18.0.
Link da publicação oficial: https://code.visualstudio.com/updates/v1_95
Mas me conta: você vai testar alguma dessas funcionalidades? Você sabe como configurar as alterações que mencionei? Tem desejo de usar a versão Insider e também ser um usuário “beta”? E, por fim: você já ouviu falar sobre o Cursor? Parece que o VSCode está tentando eliminar mais um concorrente, assim como tenta fazer com o Zed. Me conta nos comentários se gostaria que eu ensinasse isso no próximo artigo!
Escrito com 💙 e 🎯 por Manual do Front.